Translate

PRA VOCê

PRA VOCê

Seguidores

Follow by Email

terça-feira, 3 de setembro de 2013

CHIMARRÃO--Bebida Gaúcha (origem)

CHIMARRÃO--Bebida Gaúcha (origem)

>>>>>>>>>>>LENDA SOBRE O CHIMARRÃO <<<<<<<<<<<

Conta uma de nossas lendas no Sul do País que Erva Mate foi prêmio dado pelos deuses a um herói guerreiro que abateu em luta justa um enorme jaguar.
O deus fez nascer a planta e ensinou a usar a bebida para recuperar as forças.

Mais para o Sul os charruas contam que um enviado de Tupã, em agradecimento a hospitalidade de Itabaetê e sua filha Yarí, presenteou-os com uma planta "repleta de folhas verdes, donde se desprendia um perfume de bondade, talvez o mesmo perfume de Tupã". Disse ainda Deus à Yiarí - "serás a protetora das florestas que haverão de surgir. Os guerreiros provarão a mesma delícia de teu carinho ao sorver esta bebida: as caminhadas de guerra serão menos fatigantes e os dias do descanso mais felizes".

Desde então a Caa Yiarí ou a erva mate passou a ser a principal bebida dos povos do sul e centro sul do país, e também dos países vizinhos, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Tradicionalmente, a folhagem verde seca e moída é colocada numa cuia de cabaça, também chamada de porongo ou purunga, com uma bomba - o tubo de prata alargado na ponta em forma de coador.

Vertendo-se água fria, toma-se o tererê.
Vertendo-se água quente toma-se o mate ou o chimarrão.

O tererê ou chimarrão são complemento de sociabilidade, ou seja, deve-se tomar acompanhado de outras pessoas e obedecendo a certo ritual:

Colocar o mate na cuia até ocupar 2/3; acomodar a erva de um lado da cuia; colocar no fundo da cuia, água fria ou morna, só molhando o fundo.
Deixar até que a erva fique inchada.
Pegue a bomba, tape o bocal com o polegar e leve-á até o fundo da cuia.
Complete a cuia com água quente (nunca fervida).
O mateador sorve e cospe a primeira infusão porque é muito amarga. Volta a encher a cuia e é o primeiro a beber.
Enche de novo e oferece a primeira pessoa a sua direita.



Por influência europeia, em São Paulo, principalmente, as folhas são "queimadas" e prepara-se vertendo-se água fervida e deixando curtir por alguns minutos.
A bebida resultante pode ser tomada quente ou gelada. Vale a pena em ambos os casos colocar umas gotas de limão.



Postar um comentário

CALENDÁRIO

CALENDÁRIO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...