Translate

PRA VOCê

PRA VOCê

Seguidores

Follow by Email

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Chá da beleza Capim-limão, erva-cidreira, verbena e pimenta chinesa

Chá da beleza

Capim-limão, erva-cidreira, verbena e pimenta chinesa 

– quem quer ficar mais bonita tem de conhecer as quatro ervas da beleza, que a gente conhece mais como chás, mas que estão presentes em muitas formulações cosméticas. São plantas diferentes, com excelentes efeitos para o bem-estar e a estética. Vale a pena adotá-las!
Texto • Thais Szegö Fotos • Iara Venanzi

Para os especialistas, não há mistérios. Um rápido olhar, sentir de leve o aroma e eles já conseguem distinguir essas quatro ervas. Para nós, leigos, a coisa é mais complicada e é fácil confundi-las, já que elas têm grande semelhança aromática e suas folhas não são lá tão diferentes. Sem dizer que, quando caem na boca do povo, vão ganhando outros nomes que, muitas vezes, mudam de região para região do país, tornando a identificação ainda mais difícil. Extremamente bem-vindas na formulação de cosméticos, em comum elas têm o efeito relaxante, mas, afora isso, é importante identificá-las, porque cada qual tem suas aplicações. Para ajudar você a escolher a erva certa, conversamos com fitoterapeutas que apontam quais são indicadas para o seu caso


Capim-limão

Capim-cheiroso, capim-cidreira, capim-santo, grama-cidreira e patchuli falso são as denominações populares para a cymbopogon citratus.

“Essa planta é muito apreciada por seus efeitos analgésicos, antissépticos e antifúngicos”, conta a fitoterapeuta e especialista em beleza e ayurveda Ma Prem Ila, do Rio de Janeiro.

“O capim-limão também é anti-inflamatório e cicatrizante”, acrescenta a fitoterapeuta e nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo. Graças a esses princípios, é empregado no tratamento da acne na forma de cosméticos ou de compressas feitas com o chá.

“Além disso, ele é antidepressivo, relaxante e calmante e ajuda a combater o ressecamento da pele”, complementa a fitoterapeuta Lalitha Vaidya, da Clínica Fisio Spaço, no Rio de Janeiro.

Por isso, seu óleo essencial é muito usado na água de banhos e na fabricação de produtos para higiene. Ma Prem Ila recomenda o uso em massagens, pois ele deixa a pessoa mais relaxada, restabelecida e com a pele fresca e jovial, desaconselhando-o apenas para quem tem pressão baixa


Erva-cidreira

Melissa officinalis é o nome científico. Mas a erva ficou mais conhecida como alecrim-do-campo, cidreira-capim, salva-limão, cidreira-melissa, melissa-verdadeira, camará e capitão-do-mato.

Tem ação anti-inflamatória e cicatrizante e por isso é indicada no combate às espinhas e no tratamento da celulite e da gordura localizada, como ensina Lalitha Morais Vaidya.

Quem vive estressado também pode se beneficiar com produtos que levam a erva na sua formulação, principalmente no final do dia, pois ela ajuda a desligar das preocupações, fazendo com que a pessoa relaxe e durma bem.

“Além disso, ajuda a combater dores de cabeça”, acrescenta Lalitha.

“Também dá vigor à pele cansada e ajuda a diminuir o excesso de oleosidade”, diz Ma Prem Ila.

Extremamente cheirosa, perfuma banhos de cheiro, impregnando a pele com doce perfume.

Sua única contraindicação, assim como no caso do capim-limão, é para quem sofre de pressão baix
a
Verbena

Calmante e afrodisíaca, a verbena officinalis, popularmente chamada de erva-de-ferro, gervão, planta-da-sorte e erva-defígado,

entra na formulação de produtos de beleza, como sabonetes e loções hidratantes, já que é ótima para higienizar e amaciar a pele.

Extremamente refrescante, é bemvinda nos dias de calor.

“Suas folhas secas são muito usadas na fabricação de esfoliantes, principalmente para o rosto”, conta Ma Prem Ila.

Pelo aroma, ela entrou na formulação de perfumes e colônias e se tornou querida dos aromaterapeutas.

Xampus à base dessa planta são indicados para quem tem cabelos oleosos.

Geralmente, ela não tem contraindicações, mas Vanderlí Marchiori desaconselha o uso para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.


Pimenta chinesa

Veio da China a erva May Chang.

O óleo extraído dessa plantinha tem propriedades relaxantes, proporcionando intenso bem-estar.

Apesar do nome, é refrescante, perfeita para o tempo do calor.

Analgésica, funciona como auxiliar no tratamento de dores musculares.

Antisséptica, livra o corpo das impurezas, o que a torna ideal para o tratamento de pele oleosa.

Tudo isso e mais um delicioso aroma cítrico, muitas vezes confundido com limão ou verbena
Postar um comentário

CALENDÁRIO

CALENDÁRIO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...